Biografia

do professor José Carlos Marion

> Leia mais sobre o Prof. Marion e obtenha materiais no site: www.marion.pro.br

Quem é

Nascido em São Paulo, 09 de Agosto de 1949, é hoje referência profissional para estudantes e profissionais da área de Contabilidade. Fez sua graduação na Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo da Fundação Álvares Penteado, onde bacharelou-se em Economia em 1973 e em Ciências Contábeis em 1974.

  • Carreira Universitária na FEA/USP em 1976 realizando magistério em curso superior.
  • Mestrado em 1977, com a dissertação “Contabilidade da Pecuária”.
  • Doutorado em 1987 com a tese “Contabilidade no Período de Transição Cruzeiro/Cruzados”.
  • Pós-Doutoramento em 1992 em Kansas – EUA – (Kansas University), com duas pesquisas concluídas, com recursos do BID e FAPESP.
  • Professor Titular do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP em 1994.
  • Professor Associado na PUC/SP em 2000.
  • Chefe do Departamento de Contabilidade da FEA-RP/USP até 2004.

Cargo e funções

Além de presidente do AGRICON – Contabilidade e Controladoria na Agribusiness, núcleo de pesquisa na FEA/USP;
foi coordenador em diversos cursos de pós-graduação; gestor do curso de Ciências Contábeis da Universidade IMES, atualmente USCS;

Foi sócio honorário do IBDT/USP na Facudade de Direito da USP; colaborador do Conselho Estadual de Educação como parecerista; conselheiro do “Conselho Científico Superior do Colegiado de Pesquisa” do IPAT (Instituto de Pesquisa Augusto Tomelim – BH);

Atualmente, além de consultor de empresas, é escritor na área contábil e financeira, palestrante, professor da PUC/SP (mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras), visiting professor da Florida Christian University, Orlando, EUA, professor da FCG – Escola Internacional de Negócios e presidente do IMEC – Instituto Marion de Excelência Contábil.

Por mais de duas dezenas de vezes foi paraninfo de formatura e patrono; membro de diversas comissões; diversas vezes foi professor homenageado.

Atividades didáticas

Já atuou em mais de uma centena de cursos de pós-graduação em nível de “lato sensu”; foi chefe de departamento e coordenador do curso de Contabilidade (inclusive na FEA/USP – Ribeirão Preto-SP) por diversas vezes; estruturou cursos de Contabilidade na Universidade Federal de Uberlândia, na Universidade Cândido Mendes (Campos de Goytacases) e assessorou diversos outros cursos;
Mais de uma centena de cursos ministrados em institutos e empresas; introduziu a disciplina Contabilidade Empresarial na Faculdade de Direito do Largo São Francisco; participou em mais de 150 bancas examinadoras e já orientou mais de 80 alunos entre mestrado e doutorado.

Atividades não acadêmicas

Começou como Calculista, seguindo-se: Analista de Balanços, Controller, Administrador de Empresas, Parecerista Técnico, Consultor, elaborou manuais técnicos “Accounting Manual”, implantou o departamento de Análise Financeira, implantou a Contabilidade Rural, assessorou empresas na área rural e financeira.

Pesquisas

Por anos concentrou pesquisas na Contabilidade em Agribusiness (gerando diversos relatórios, livros e trabalhos em congressos).

A segunda área de pesquisa é a Metodologia de Ensino da Contabilidade (disciplina que ministra até hoje no mestrado em Contabilidade na PUC), também gerando diversos trabalhos para congressos, livros e relatórios.

Atualmente tem concentrado pesquisas na área de Contabilidade Mental (contabilidade voltada para pessoa física, equivalente à finanças comportamental ou psicologia econômica), com um artigo aprovado e publicado pela RBC número 172. Este tema tem originado diversas palestras proporcionando trazer melhor bem-estar às pessoas físicas através da Contabilidade. Acesse a revista.

Prêmios

  • Prêmio Pesquisa CFC em 1986.
  • Prêmio da BMF como orientador de tese de doutorado da aluna Angela Mie Nakamura em 1997: uma viagem para visitar as Bolsas de Mercadorias de Chicago e Nova York.
  • Professor Nota 10 (entre os dez primeiros) SEMESP – SP 1997.
  • Medalha Frederico Herrmann Junior da Ordem do Mérito, por ter se distinguido na doutrina e pesquisa da ciência contábil.- CRC –SP em 1998.
  • Título “Professor Notoris Causa”, concedido pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2003.